top of page

A Ansiedade Não Tem Cura!

Calma, eu vou explicar...

A ansiedade por si só não é uma doença, por isso não há o que se curar. É na verdade uma condição natural que ocorre com todas as pessoas. Portanto, neste artigo, vamos explorar a verdade por trás desse equívoco propagado em larga escala.


Nesse artigo você vai ler:




Aproveite a leitura e não deixe de comentar e compartilhar esse post!

Homem descobrindo que a ansiedade não tem cura
A Ansiedade não tem Cura!

Como a Ansiedade Não Tem Cura, se estou fazendo Tratamento?


A ansiedade é uma forma que nosso cérebro tem para nos preparar para o que há de vir. Ou seja, é uma previsão das possibilidades, do que pode acontecer. Essa "ansiedade" não pode ser anulada, por isso aqui não se fala em cura, pois é uma resposta normal e saudável com objetivo de preservar nosso organismo. Já falei desse assunto no artigo - O Que é Ansiedade?, confere lá.


Então a Ansiedade não faz mal?


Como qualquer psicoterapeuta diria: Depende... De forma mais didática, vamos entender a ansiedade como uma "preocupação"... A preocupação pode ajudar a nos prepararmos melhor para alguns desafios ou sairmos de situações ruins. Assim, a ansiedade é uma resposta natural do corpo e da mente a situações estressantes. Porém, quando essa "preocupação" é excessiva ela pode fazer muito mal. Atrapalhando a gente de realizar tarefas cotidianas. Por isso a gente costuma chamar esse tipo de ansiedade de "Ansiedade Patológica". Ela sim, é uma condição que pode trazer grande prejuízo as pessoas, e por isso precisa de tratamento especializado. Já falei desse assunto no artigo - Ansiedade Normal x Ansiedade Patológica?, confere lá.


Dá para Curar essa Ansiedade Patológica?


Outra questão muito polêmica nas psicoterapias é o uso da palavra "cura". Não é aconselhável falar de cura, em nenhum tipo de transtorno psicológico. O mais comum é falar de "Tratamento", pois as condições ou estados mentais não são estáticos. Muitas pessoas pensam que o cérebro funciona como uma cômoda de roupas, onde uma gaveta, guarda uma determinada condição. Na verdade, está mais para um quarto de adolescente, onde existem varias coisas, juntas, separadas, misturadas e mudando de lugar constantemente.

Deixando claro essa distinção, é possível dizer que a Ansiedade é Tratável sim! Ou seja, no tratamento, ela pode ser gerenciada e controlada de maneira eficaz. O tratamento adequado pode reduzir significativamente os sintomas, melhorar a qualidade de vida e até levar à remissão completa do quadros ansioso específico.


Tratamento para a Ansiedade Patológica

O tratamento mais indicado para a Ansiedade Patológica é a psicoterapia. A psicoterapia é a terapia que pode ser praticada por médicos, psicólogos ou terapeutas. A abordagem terapêutica mais utilizada é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Essa abordagem têm se mostrado eficaz para muitas pessoas, ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes "ansiosos". Porém de modo algum a TCC é a única abordagem no tratamento da Ansiedade. Existem várias linha de terapia. Já falei desse assunto no artigo - Qual o melhor Tratamento para a Ansiedade?, confere lá.

Vale lembrar que em alguns casos, se faz necessário a utilização de medicamentos, que vai complementar a psicoterapia. Nesse caso a atribuição da prescrição da medicação adequada é do psiquiatra.


A Psicoterapia e a Ansiedade Patológica

Na psicoterapia, é essencial compreender a natureza do tratamento emocional e seu impacto na ansiedade. O objetivo da psicoterapia não é simplesmente "curar" ou eliminar a ansiedade, como faríamos com uma doença física. Em vez disso, a psicoterapia tem como foco principal ajudar o indivíduo a compreender e gerenciar seus pensamentos, emoções e comportamentos relacionados à ansiedade. Vale lembrar que a psicoterapia não é uma abordagem. Ou seja, dentro das psicoterapias existem vária abordagens e cada uma delas vai interpretar as causas e a linha de trabalho de maneira diferente, porém quase sempre com o mesmo objetivo.

É crucial abandonar a ideia de que a ansiedade deve ser "curada" como uma doença física. Em vez disso, devemos adotar uma perspectiva mais realista e integral para o tratamento emocional. A ansiedade é uma emoção humana natural, e a psicoterapia, pode oferecer recursos poderosos para compreender, gerenciar e lidar com essa emoção de forma mais saudável e funcional.


Importância da Abordagem Multidisciplinar

É essencial enfatizar que o tratamento da ansiedade pode se beneficiar de uma abordagem multidisciplinar. Combinações de psicoterapia, técnicas de controle, gerenciamento e enfrentamento com: meditação, auto-hipnose, exercícios físicos e mudanças no estilo de vida.

Essa abordagem integral pode potencializar os resultados e a jornada rumo ao equilíbrio emocional.

O Caminho pode ser mais importante que o destino.

A busca pela superação da ansiedade não é uma corrida para a linha de chegada, mas uma jornada de crescimento pessoal e autoconhecimento. Ao abraçar a complexidade da natureza humana, aprender a enfrentar a ansiedade de maneira adaptativa e investir no autocuidado, podemos alcançar uma vida mais equilibrada. fundamental que aqueles que enfrentam desafios ansiosos busquem ajuda profissional e abracem uma abordagem integral e multidisciplinar para enfrentar essa jornada de transformação e autoconhecimento. Cada indivíduo é único, e o caminho para superar a ansiedade deve ser personalizado respeitando sua singularidade e subjetividade.


Gosta do assunto "Ansiedade"?

Talvez você aproveite também os artigos nos links abaixo:




Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Quer tirar alguma dúvida comigo? Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page