top of page

Tudo que você Precisa Saber sobre os Transtornos de Ansiedade

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Nesse artigo você vai ler:








Não deixe de comentar e compartilhar esse artigo.

Sua opinião é muito importante para mim!

homem com transtorno de Ansiedade
Transtorno de Ansiedade

Mas afinal, o que é um Transtorno de Ansiedade?


A ansiedade crônica é conhecida por ser o transtorno psicológico mais comum nos atendimentos de psicoterapia. Vale ressaltar que a ansiedade, assim como a dor é um mecanismo de defesa para a preservação do organismo. A ansiedade por si só não é um problema. O problema está relacionado à frequência, quando e como ela aparece.

Imagine que você está em um parque de diversões, prestes a embarcar em uma montanha-russa. Você sente seu coração acelerar, suas mãos suarem e um frio na barriga. Essa é a ansiedade normal, uma resposta natural do corpo ao estresse ou perigo. Agora imagine sentir essa mesma sensação o tempo todo, mesmo quando não há motivo aparente para se preocupar. Essa é a ansiedade patológica, também conhecida como transtorno de ansiedade.

Então, o transtorno de Ansiedade é quando a ansiedade se torna excessiva e interfere na vida diária, causando sofrimento significativo na vida da pessoa. No Brasil, o transtorno de ansiedade afeta cerca de 18 milhões de pessoas.



Quais São os Transtornos de Ansiedade mais comuns?


Os transtornos de ansiedade são agrupados por características semelhantes, incluindo os sintomas intensos e persistentes, como medo excessivo, preocupação constante, dificuldade em relaxar e problemas físicos como sudorese, tremores e palpitações.


Segue abaixo os Transtornos de Ansiedade:


  • Fobia Social;

  • Fobia Específica;

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ;

  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT);

  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ;

  • Síndrome do Pânico;


Impactos dos Transtornos de Ansiedade no dia a dia


Os Transtornos de Ansiedade de modo prático impactam em uma ansiedade muito forte. Que muitas vezes começam sem nenhum motivo aparente. Essa ansiedade excessiva acaba esgotando a energia física do indivíduo, pois constantemente o indivíduo tem uma preocupação antecipada, sofrendo antes, durante e depois do evento. Pensamentos e crenças negativas também podem potencializar essas sensações atrapalhando até a qualidade do sono.

Imagine que você está em um barco, navegando tranquilamente em um lago calmo. De repente, uma tempestade se aproxima e as ondas começam a ficar cada vez mais altas. Você tenta manter o controle do barco, mas as ondas são muito fortes e você começa a se sentir cada vez mais ansioso e assustado. Assim como a tempestade no lago, os transtornos de ansiedade podem surgir de repente e causar turbulências na vida de uma pessoa. Os transtornos de ansiedade podem afetar vários aspectos da vida diária, incluindo trabalho, escola, relacionamentos e atividades sociais. Eles podem causar dificuldades de concentração, problemas de memória, irritabilidade e fadiga. Também podem levar a comportamentos de evitação, como evitar situações sociais ou lugares que possam desencadear a ansiedade.

Além disso, os transtornos de ansiedade podem ter impactos físicos, como dores de cabeça, dores musculares, problemas digestivos e insônia. Eles também podem aumentar o risco de desenvolver outros problemas de saúde mental, como depressão.


Existe Tratamento para Transtorno de Ansiedade?


Sim, existem tratamentos eficazes para os transtornos de ansiedade. O tratamento mais comum é a psicoterapia, que ajuda a identificar e mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos que podem estar contribuindo para a ansiedade. Além de trabalhar as habilidades de enfrentamento para controlar e gerenciar os sintomas.

Além das Psicoterapias, os medicamentos também podem ser usados em conjunto para tratar a ansiedade. Os medicamentos mais comumente usados incluem antidepressivos e ansiolíticos. É importante lembrar que os medicamentos devem sempre ser prescritos por um médico e usados sob supervisão médica.


Existe Terapia Breve para Transtornos de Ansiedade?


Sim, a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) segundo alguns estudos parecem ter uma período menor de tratamento, quando comparada com outras abordagens da psicologia.

O mais interessante, é que existem estudos, desde a década de 70 que a utilização da Hipnose como ferramenta auxiliar na abordagem terapêutica, acelera muito o processo. A Hipnose Clássica ou Ericksoniana são muito utilizadas nas "psicoterapias breves". A hipnoterapia (terapia com Hipnose) trabalha no sentido de encontrar e ressignificar os ativadores dessa ansiedade, criando novas conexões e enfraquecendo as conexões automatizadas. Com ela, o paciente consegue acessar informações que podem ajudá-lo a controlar suas emoções e utilizar seus próprios recursos internos para enfrentar seus conflitos. Hoje a Hipnoterapia é a psicoterapia mais rápida existente.


Recursos Naturais para Tratamento dos Transtornos de Ansiedade?


Além da psicoterapia e dos medicamentos, existem várias opções naturais que podem ajudar a reduzir os sintomas dos Transtornos de Ansiedade, como por exemplo:


Praticar atividades físicas: A prática de exercícios ajuda a lidar com estados de ansiedade, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Reduzir o estresse diário: Pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. Isso pode ser feito através de sessões regulares de acupuntura, meditação, auto-hipnose, yoga e massagens.

Controlar a respiração: Controlar a respiração pode ajudar a reduzir as reações do sistema nervoso autônomo. Isso pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada.


Essas são apenas algumas das técnicas naturais que podem ajudar a gerenciar um transtorno de ansiedade.


Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Quer tirar alguma dúvida comigo? Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo!




bottom of page