top of page

Por que tenho crises de ansiedade?

Atualizado: 9 de jul. de 2023

É comum no consultório ouvir a pergunta: Por que tenho crises de ansiedade? Aqui falamos mais sobre esse tema que impacta muitas pessoas atualmente
Por que tenho crises de ansiedade?

Por que tenho crises de ansiedade?


Antes de mais nada eu preciso informar que a ansiedade é uma “bênção”!

Calma! Se você quase caiu da poltrona aí, termine a leitura. Eu sei que parece contraditório, mas prometo que vou explicar. Primeiro, esse artigo não é para explicar o que é uma crise de ansiedade, o foco aqui é falar o por que tenho crises de ansiedade e para exemplificar como ela pode acontecer. Lembrando que cada pessoa é única e que quando falamos de saúde mental, todo cuidado é pouco!


Ter ansiedade é normal?


Em vários momentos da nossa vida nos sentimos ansiosos. Quem nunca ficou ansioso por uma resposta de uma proposta, um contrato, emprego etc. Quando estamos expostos a algo novo, é normal sentir ansiedade. Essa característica de que algo está fora do meu controle normalmente causa ansiedade. E aí esta a resposta do por que tenho crises de ansiedade.

Então para sintetizar a ideia, podemos entender que em vários momentos da vida é “normal” sentir ansiedade. Quando essa ansiedade é aguda e causa prejuízos no bem estar, ela é chamada de crise de ansiedade.


O que dispara a ansiedade?


Como sempre falo nos meus atendimentos, entendemos que o cérebro tem duas funções que são majoritárias sobre todas as outras.


1° Proteger o organismo.


2° Poupar energia.


A proteção do organismo está acima de todas as coisas, isso quer dizer que quando nosso cérebro entende que estamos desprotegidos, ele ativa o sistema simpático, que tem a função de preparar o nosso corpo para “enfrentar” o perigo.

Para simplificar e ser mais didático, podemos trocar o “sistema simpático” pelo termo ansiedade. Ou seja, a ansiedade aparece como um sistema de alerta e proteção do nosso corpo. Então em uma crise de ansiedade, esse sistema de alerta fica muito sensível.


E por que a ansiedade é uma "bênção"?


A ansiedade proporciona o aumento da respiração e frequência cardíaca. Com mais sangue nas extremidades e maior oxigenação ficamos mais forte, mais rápido. Ou seja, se não fosse a ansiedade, dificilmente conseguiríamos lutar ou fugir em uma situação de perigo.

Então o problema não é a ansiedade, se você ganhar na loteria vai ficar extremamente ansioso. E isso não será um problema, concorda?


E como a minha ansiedade aparece "do nada"?


A grande questão é quando essa ansiedade dispara sem um motivo aparente. Ou seja, estou vendo TV e começo a ter os sintomas da ansiedade.

Eu entendo que sempre existe um motivo, por mais sutil que possa parecer. Então se a ansiedade é disparada, é porque seu cérebro recebeu um conjunto de estímulos, que para ele traz risco ou perigo ao organismo.

Vou dar um exemplo, imagine alguém caiu da bicicleta aos oito anos de idade, caiu de um pequeno barranco em uma plantação qualquer. Esse pequeno trauma é “gravado” através das conexões neurais, o cérebro “arquiva” todos os estímulos, como: cor, cheiro, textura, temperatura, som, imagem e etc. Agora imagina que essa criança cresça e sofra um novo acidente de moto, e caia em uma plantação de cravo-da-índia. A mesma conexão é ativada, somando mais estímulos a essa.

Ele se recupera bem e alguns anos depois sentado no sofá assistindo TV, começa a ansiedade, mas por quê? Nesse caso específico, a esposa estava fazendo uma receita e abriu o pacote de cravos-da-índia na cozinha. E antes de ele perceber o cheiro, o cérebro já tinha recebido o estímulo.

O estímulo do cravo, “ascendeu” toda a conexão responsável pelos traumas, fazendo com que o cérebro entendesse um perigo onde não havia.


Existem tratamentos para crises de ansiedade?


Sim! Em poucos casos é necessário uma intervenção com medicação, mas o mais recorrente é a psicoterapia. A hipnoterapia por exemplo é fantástica em transtornos de ansiedade, utilizando a hipnose podemos “forçar” na marra o sistema parassimpático. O sistema parassimpático é o responsável pela queda do nível daqueles sintomas da ansiedade, em conjunto com o sistema simpático, dosam a homeostase do nosso organismo.


Conheça também a Mentale Hipnoterapia


A Mentale Hipnoterapia é uma clínica de psicoterapia localizada na cidade de São Paulo. E utiliza a hipnose e PNL (Programação Neurolinguística) nos tratamentos com o intuito de auxiliar os clientes a atingir as suas metas e objetivos.


Portanto, a hipnoterapia pode auxiliar você no tratamento das crises de ansiedade. Gostaria de saber mais? Comente aqui que terei o maior prazer em responder.


É sempre bom lembrar a importância de buscar ajuda médica em todos os casos, sempre em primeiro lugar.








bottom of page