top of page

Como funciona a terapia com Hipnose?

Aqui você vai ler:








Espero que você goste desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Homem trabalhando a ansiedade utilizando a terapia com hipnose
Como Funciona a Terapia com Hipnose?

Como funciona a terapia com hipnose: Explorando os princípios e benefícios dessa abordagem terapêutica


A terapia com hipnose é uma abordagem terapêutica poderosa que tem sido utilizada para tratar uma variedade de condições, desde ansiedade e fobias até dores crônicas e vícios. Neste artigo, vamos explorar como a terapia com hipnose funciona, destacando os princípios subjacentes e os benefícios dessa abordagem única. Aprenda mais sobre como a hipnose pode ser uma ferramenta eficaz para promover a cura e o crescimento pessoal.


O Que é a Hipnose?


A hipnose é o foco e concentração induzido com alteração do estado de consciência, ampliando a percepção e diminuindo as barreiras críticas. Esse estado é popularmente chamado de "transe" e normalmente é alcançado por relaxamento profundo e imaginação guiada. Para algumas abordagens a hipnose permite acessar o subconsciente, onde crenças e padrões de pensamento podem ser modificados de forma positiva.


O que é Hipnoterapia?


A Hipnoterapia confunde muitas pessoas, por que o Hipnoterapeuta (nome dado ao terapeuta que pratica a Hipnoterapia) tem a maior influencia na Hipnoterapia. Imagine que você veja uma propaganda com três profissionais. Um terapeuta Ocupacional, um psiquiatra e um psicanalista. Fica fácil maginar pois os três desempenham trabalhos bem diferentes. Agora imagine que os três façam por exemplo, uma pós graduação em hipnose ou hipnoterapia. Depois de se formarem os três farão novamente uma propaganda. O primeiro agora é chamado de Hipnoterapeuta, o segundo agora é chamado de Hipnoterapeuta e o terceiro agora é chamado de Hipnoterapeuta.

Toda essa história, para explicar que qualquer psicoterapia com Hipnose é chamada de Hipnoterapia. Por isso a abordagem que norteia o processo pode ser muito diferente de acordo o entendimento teórico do terapeuta.


Passo à passo do tratamento com Hipnoterapia


Como a Hipnoterapia é pouco conhecida ainda, a maioria dos pacientes aparecem por indicação. Seja de familiares ou até indicações médicas. Assim que paciente entre em contato é feito um agendamento com a data mais próxima disponível.


Consulta de avaliação


Na consulta de avaliação, que pode ser presencial ou online. O Hipnoterapeuta usa todo seu conhecimento para calibrar a comunicação, compreender detalhadamente a demanda, explicar o processo e alinhar as expectativas. Depois disso é importante que o paciente experimente o estado de hipnose para entender exatamente como será todo o processo e para que o terapeuta entenda qual a melhor linha de trabalho para o caso específico dele.


Definindo as metas e objetivos (ainda na consulta)


Depois de se conhecerem, e já não existir nenhuma dúvida dos dois lados, o terapeuta propõe um protocolo de trabalho alinhado com sua abordagem. Esse protocolo deve indicar qual a linha de trabalho, quantas sessões, qual a finalidade de cada uma delas, quanto tempo será cada sessão e qual o intervalo entre elas. Por isso não faz muito sentido que haja um valor por sessão, tendo em vista que uma pode ter 30 minutos a depender do objetivo, enquanto outras podem durar quatro horas. Depois o hipnoterapeuta apresenta a proposta detalhada com a abordagem, o tipo, tempo e o número de sessões indicados para aquela situação. Se o cliente concordar com a proposta e a abordagem apresentada, a primeira sessão pode ser agendada.


Primeira Sessão de Hipnoterapia (tratamento)

Com todos os dados colhidos anteriormente, agora o Hipnoterapeuta aprofunda mais as informações. Ou seja, é feita uma coleta de dados mais criteriosa, que é chamada de anamnese. Com o preenchimento completo da anamnese, o hipnoterapeuta agora em posse de todos os dados relevantes, faz a indução ao transe hipnótico e segue a abordagem que foi previamente acordada. Após a finalização do processo, o hipnoterapeuta faz a emersão do cliente e finaliza a sessão com perguntas, reflexões e insights.


Próximas sessões de Hipnoterapia


Nas Próximas sessões, o cliente traz os exercícios (quando necessário) e o feedback do nível de melhora, para que o hipnoterapeuta faça os ajustes necessários. Nessa fase o hipnoterapeuta pode auxiliar na elaboração das metas e auxiliando o cliente a utilizar as ferramentas fora da clínica. Após o feedback do cliente, é iniciado o transe e a continuação do tratamento com os ajustes necessários. Após a finalização do processo, é feito a emersão do cliente e depois a revisão do comportamento, projetos e metas estabelecidas.


Sessão Final de Hipnoterapia


A última sessão além de receber o feedback do estado atual do cliente, serve para comparar os objetivos idealizados dos objetivos alcançados. Na última sessão o cliente informa se há outras questões que ele gostaria de trabalhar também. Visto que na hipnoterapia trabalhamos uma demanda por vez , ou seja, o processo é sempre específico para uma demanda.



Como Funciona a Terapia com Hipnose?


Agora fica mais fácil responder como funciona as terapias que utilizam a hipnose. A resposta vai ser alinhada com a abordagem utilizada. O grande diferencial é que normalmente as terapias com hipnose ficam mais rápidas e poderosas, por isso normalmente na avaliação já é apontado a data de início de finalização do processo. Ou seja, a Hipnoterapia já incia com a data de finalização do processo.

A terapia com hipnose é eficaz que oferece a oportunidade de trabalhar em crenças limitantes e promover mudanças positivas. Ao entender os princípios e benefícios da terapia com hipnose, você pode considerar essa opção como parte do seu caminho de cura e crescimento pessoal.

Lembre-se de buscar um terapeuta qualificado e experiente para obter os melhores resultados.


Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Quer tirar alguma dúvida comigo? Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo!




Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page