• Jefferson Silva

Paralisia do sono

Atualizado: Jun 3

Você acorda, abre os olhos e percebe que não consegue se mexer... Você tenta falar, depois gritar, e nada...Os olhos ficam agitados procurando a causa, e de repente você sente uma pressão sobre seu peito, um arrepio que vem junto com a dificuldade de respirar. Você sente a presença de uma figura sombria sobre você impedindo você de falar ou se mexer.



Não, isso não é um sonho! E é muito mais comum do que você imagina.

Esses sintomas se originam de um estranho fenômeno chamado paralisia do sono. Um artigo de 2011 com mais de 35000 participantes apontou que aproximadamente 8% da população em geral já vivenciou a paralisia do sono. Esses números sobem para 32% em pessoas com transtornos mentais, como ansiedade e depressão.


O que é paralisia do sono?

É a incapacidade temporária de adormecer ou acordar sem conseguir falar ou se mexer.

É muito comum também a visualização de entidades sobrenaturais nesses casos.


Por que você não pode se mover?


De forma simples, é como se nosso cérebro invertesse a ordem de acionamento dos sentidos. Nossa musculatura é “desligada” no estágio REM do sono, para nossa proteção, pois é onde costumamos ter os sonhos mais vívidos. Essa “falha” dura geralmente alguns segundos, mas em casos raros, podem chegar a 15 minutos antes de recuperar totalmente o movimento.


O que são as entidades comumente avistadas na paralisia do sono?


Essas aparições podem ser devido a um disparo da amígdala, que é responsável pelo medo (entre outras coisas). Nosso cérebro não gosta de lacunas, ou seja, tudo precisa de uma explicação (mesmo que ilógica) então ele precisa dar sentido para a ausência de movimento. Então cria entidades a partir de formas, objetos ou sombra que “justifique” a situação. Quase da mesma maneira que nós sempre damos formas as nuvens.


Mitos sobre a paralisia do sono


As crenças culturais também influenciam fortemente essas alucinações e experiências, levando à criação de folclore e mito, que podem confundir fatos com a ficção. Existem histórias fantásticas sobre um Boto, um golfinho-cor-de-rosa na Bacia Amazônica que se transforma à noite em um amante indesejado.

Entidades demoníacas são mais frequentes, devido ao cristianismo ser a religião predominante no nosso país. Ateus, tendem a ver ladrões, estupradores e alienígenas.

Como prevenir a paralisia do sono


A paralisia do sono pode acontecer com qualquer pessoa. Fatores como falta de sono, distúrbios do sono e turnos de trabalho podem aumentar a probabilidade de acontecer.

Estudos apontam que a paralisia do sono é mais frequente em pessoas com hipertensão, convulsões e narcolepsia, estresse, ansiedade e depressão. Por isso é muito importante o controle de todos esses fatores maximizadores. Bem como terapia para controle dos distúrbios mentais. Também evite dormir de costas, pesquisas mostram que pessoas que dormem “de costas” têm de três a quatro vezes mais chances sofrer da paralisia do sono.


E se acontecer?


O fator primordial, é a conscientização da situação. Quando as pessoas desmistificam a experiência, o processo tende a gerar cada vez menos impacto. Outra dica, é quando acontecer, concentre toda a sua energia em mexer apenas dedo, da mão ou do pé, com paciência. No momento que você mover esse dedo, a paralisia acaba completamente.



Mentale hipnoterapia.

whatsapp 11 974485502

Agende hoje mesmo sua consulta de avaliação

Ansiedade, Dor, fobia, trauma, vícios, depressão e compulsão.


Conheça nossas redes sociais

https://www.facebook.com/mentalehipnoterapia/

https://www.youtube.com/channel/UCq1WF44ohl63DhlCB2FfC9w

https://www.instagram.com/mentalehipnoterapia/

https://twitter.com/MHipnoterapia

#mentalehipnoterapia #hipnoterapia #ansiedade #hipnose #paralisiadosono

20 visualizações

Rua Catiguá, 159 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03065-030

©2017 por mentale hipnoterapia.