top of page

Qual o Melhor Tratamento para a Ansiedade?

A ansiedade é uma condição emocional comum, mas em excesso pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas. Entender qual é o melhor tratamento para a Ansiedade é extremamente importante no processo de recuperação.


Aqui você vai ler:











Espero que você goste desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!

Pessoa com transtorno de ansiedade buscando entender Qual o Melhor Tratamento para a Ansiedade
Qual o Melhor Tratamento para a Ansiedade?

A Ansiedade pode ser Tratada?


A ansiedade é uma emoção normal que todos experimentamos em algum momento de nossas vidas. É uma resposta do corpo ao estresse, medo ou perigo. Por isso, a ansiedade "normal" não deve e nem pode ser tratada. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva e interfere na vida diária, pode ser considerada um transtorno de ansiedade. E nessa caso, sim a Ansiedade Patológica pode e deve ser tratada.

Neste artigo, vamos explorar as opções de tratamento para a ansiedade.


A Psicoterapia no Tratamento da Ansiedade


A psicoterapia é um tipo de tratamento para problemas emocionais e de saúde mental, ou seja, é a terapia da mente (Terapia Psicológica). A psicoterapia envolve o trabalho de um profissional treinado, chamado de psicoterapeuta, que pode seu um psicanalista, psicólogo, psiquiatra etc. Durante a psicoterapia, o indivíduo pode explorar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, aprender novas habilidades de enfrentamento e trabalhar para resolver problemas ou mudar padrões de pensamento negativos. A psicoterapia pode ser realizada individualmente, em grupo ou com a família.


Qual é Abordagem é mais Eficiente no Tratamento da Ansiedade?


Infelizmente como cada pessoa é única, não existe uma abordagem que funcione melhor para todas as pessoas. Pessoas com uma capacidade de elaboração e reflexão maior, tendem a se aproximar das abordagens psicodinâmicas (psicanálise, por exemplo). Casos mais graves, geralmente se iniciam por uma abordagem com medicação (psiquiatra). Aqueles com distorções de comportamento e cognição buscam a abordagem cognitiva/ comportamental. A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é a mais conhecida e utilizada, por isso, tem mais artigos e trabalhos acadêmicos sobre os transtornos de Ansiedade.


Todo Tratamento de Ansiedade envolve a Utilização de Remédios?


Não. A medicação é indicada em casos mais graves e serve como uma artifício de estabilização do paciente para que esse consiga iniciar a psicoterapia. Muitas vezes, especialmente nos casos mais leves ou iniciais, somente a psicoterapia pode ser suficiente para controlar e evitar os sintomas, sem a necessidade de medicamentos.


Medicamentos no Tratamento da Ansiedade


Os medicamentos devem ser usados em conjunto com a psicoterapia para tratar a ansiedade. Os medicamentos mais comumente usados incluem antidepressivos e ansiolíticos.

Os antidepressivos, como a sertralina, escitalopram, paroxetina ou venlafaxina, são medicamentos de primeira escolha no tratamento da ansiedade. Eles ajudam a repor neurotransmissores cerebrais que estimulam o humor e o bem-estar.

Os ansiolíticos, como o diazepam, clonazepam ou lorazepam, são medicamentos eficazes para acalmar os sintomas da ansiedade. Esses geralmente não são usados como primeira escolha devido ao risco de dependência e efeitos colaterais como sonolência e quedas.

É importante lembrar que os medicamentos devem sempre ser prescritos por um médico e usados sob supervisão médica.


Opções Naturais no Tratamento da Ansiedade


Além da psicoterapia e dos medicamentos, existem várias opções naturais que podem ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade. Algumas dessas opções incluem exercícios físicos, meditação, dança, auto-hipnose e yôga. Essas atividades ajudam a reduzir os níveis de estresse, aumentar a consciência corporal e promover o relaxamento.


Hipnoterapia no Tratamento da Ansiedade


A hipnoterapia é uma forma de terapia que utiliza a hipnose para ajudar as pessoas a superar problemas emocionais e comportamentais. A hipnose é um estado de atenção concentrada e relaxamento profundo, que permite que a mente fique mais aberta a receber informações e insights. Isso significa que a hipnoterapia pode ser usada para ajudar a mudar pensamentos e comportamentos em relação ao estresse e à ansiedade.

A hipnoterapia pode ser usada para tratar a ansiedade, ajudando a aumentar a autoconfiança e a confiança em geral, reduzindo sentimentos de medo e preocupação intensa. O tratamento para ansiedade com hipnose ajuda a desenvolver a capacidade de acessar um estado de espírito calmo, necessário para superar as emoções.

Pesquisas mostram que a hipnose pode ser um tratamento eficaz para transtornos de ansiedade e estresse, como transtorno do pânico, fobias, compulsões, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade generalizada.


Terapias Holísticas no Tratamento da Ansiedade


Até então, todas as abordagens citadas, tem respaldo científico e são reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Porém, decidi incluir as terapias holísticas, pois vêm ganhando muito espaço nos últimos anos, com a proposta de incluir a espiritualidade no processo terapêutico e isso é um assunto muito controverso na rede acadêmica.

As terapias holísticas se propõem a tratar diversos problemas de saúde mental. Essas terapias levam em conta os aspectos emocionais, físicos, mentais e espirituais de uma pessoa de forma integral. Isso significa que elas consideram que as causas de problemas como ansiedade, depressão e estresse, que se manifestam no corpo físico, são reflexos de desequilíbrios ou desajustes emocionais, mentais e principalmente espirituais. Existem vários tipos diferentes de terapias holísticas, algumas dessas terapias incluem aromaterapia, essências florais, mandalaterapia, e cromoterapia, reiki, constelação sistêmica e etc.

É importante ressaltar, que essas terapias só podem ser utilizadas como tratamentos complementares aos tratamentos convencionais. Sem julgar se funcionam ou não, preciso informar que nenhuma das terapias holísticas são reconhecidas pelo (CFP), com a alegação de que não existem evidências da eficácia.


Qual tipo de Tratamento é melhor para Controlar a Ansiedade?


Se você leu todo o artigo, sabe que não existe uma resposta única. Você pode pensar no que traz mais estudos (TCC), no mais rápido (Hipnoterpia), no mais elaborado (Análise) ou no mais mistico (Terapias Holísticas). Em resumo, existem várias opções eficazes de tratamento para a ansiedade. O melhor tratamento varia de pessoa para pessoa e depende da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais. Se você acha que pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade, é importante procurar ajuda profissional para receber o tratamento adequado.

Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Quer tirar alguma dúvida comigo? Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page