top of page

Como superar um trauma?

Atualizado: 16 de jun. de 2023



A definição simplificada da palavra trauma é ferida, quando sofremos uma lesão física, diz-se que sofremos um trauma. Então consideramos um trauma emocional o evento em que algo ou alguém causa uma lesão psicológica no indivíduo. A origem do trauma emocional é externa, mas apresenta repercussão interna que pode aparecer até mesmo meses após um evento traumático. Os sentimentos no evento traumático geralmente são de: medo, impotência e horror. Os traumas emocionais são singulares e cada pessoa reage de uma maneira diferente. Assim como a percepção da dor, frio, calor e fome, cada pessoa tem tolerância diferente para eventos traumáticos. Então, mesmo um evento que pareça normal para um, pode ser terrível para outra pessoa.

A maioria das pessoas expostas a um evento traumático, supera o ocorrido após um determinado tempo e volta a rotina. Porém outras pessoas desenvolvem o transtorno pós-traumático e podem passar anos debilitada.

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) provoca medo excessivo após situações muito chocantes, assustadoras ou perigosas. Fazendo com que o indivíduo reviva o evento nos sonhos ou pensamentos, e dessa forma a fim de impedir essa “dor” emocional, acaba evitando qualquer atividade que possa lembrar o evento traumático.

Esse transtorno é incapacitante e pode impedir o indivíduo de realizar tarefas comuns e até mesmo atividades que anteriormente eram prazerosas.

Por mais incrível que pareça, a maioria dos traumas emocionais são causados por que pessoas próximas que amamos, como amigos e familiares.


Os eventos traumáticos mais comuns são:


Crimes violentos, acidente de carro, sequestro, assalto, desastres, violência, abuso físico, abuso psicológico, abuso sexual, doença, morte, perdas, demissão, fim de relacionamentos


Sintomas físicos do (TEPT).


Úlceras, sudorese, tremores, palpitações, dores no peito, hipertensão, alergias, enxaqueca, fibromialgia, síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica.


Sintomas psicológicos do (TEPT).


Bloqueio de memória, dificuldade em dormir, irritabilidade, ansiedade, agressividade, apatia, isolamento, desinteresse, sentimento de culpa.


Quando consultar um médico.


É normal após um evento traumático, o indivíduo ter ansiedade, tristeza e chorar. Isso não indica um TEPT. O que caracteriza o transtorno é a intensidade, duração e o quando é debilitante.

O médico deverá ser consultado sempre que:

• os sintomas persistem por mais de um mês

• os sintomas são graves o suficiente para impedir que a pessoa retorne à vida normal

• a pessoa considera prejudicar a si mesma

Tratamento para estresse pós-traumático


O tratamento do estresse pós-traumático deve ser sempre orientado e avaliado por multiprofissionais como o psiquiatra e o psicoterapeuta. A combinação da medicação e psicoterapia ajuda o indivíduo e melhora a capacidade de superar os traumas.

Quando não superado, o trauma pode fazer com que o indivíduo tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais por toda a vida. Impedindo o desenvolvimento pessoal, social e profissional. Em alguns casos o indivíduo pode apresentar outros problemas, como depressão, abuso de álcool ou drogas. Por isso nunca deixe de procurar ajuda especializada no tratamento.

Enquanto o psiquiatra avalia a necessidade e a medicação mais indicada, o psicoterapeuta ajuda o paciente a buscar recursos. Ajudando na dessensibilização e ressignificação dos traumas.


A Hipnoterapia no tratamento de traumas emocionais


A hipnoterapia pode ser extremamente eficaz no tratamento do TEPT. A utilização da hipnose na psicoterapia tem a função de potencializar e acelerar o processo. Dessa forma, a quantidade de sessões é bem menor se comparada à outras psicoterapias. Raramente passando de três sessões. Por isso pode ser considerado o tratamento mais rápido e mais barato.

Agende hoje mesmo uma sessão de hipnose clínica para tratamento de ansiedade.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário que terei prazer em responder!

Entre em contato agora mesmo comigo.

whatsapp 11 97448 5502

Conheça nossas redes sociais

bottom of page