• JEFFERSON silva

Como tratar a compulsão alimentar com hipnoterapia?

O que é compulsão e compulsão alimentar?

A compulsão pode ser definida como uma necessidade interna e irresistível que faz com que o indivíduo comporte-se de determinada maneira ou realize certos atos.

A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar, onde a pessoa possui uma vontade compulsiva, ou seja, uma necessidade irresistível de ingerir alimentos exageradamente. Esse hábito acontece mesmo quando já está satisfeito e não possui mais fome.


O que causa a compulsão alimentar?


A compulsão alimentar pode ser causada por muitos fatores, entre ele, transtornos emocionais como a busca de conforto, bem-estar e alívio de estresse, proporcionados pelo ato de comer. Assim como, distúrbios de ansiedade, depressão e problemas de baixa autoestima.

Outro motivo do desenvolvimento da compulsão alimentar e também um hábito muito comum entre as pessoas, é a realização de dietas que prometem emagrecimento rápido, mas que, na verdade não funcionam.

Essas dietas fazem com que o indivíduo se restrinja para alcançar resultados, quando percebe que está sendo ineficiente, fica frustrado e deprimido, esses sentimentos aliados ao aumento da vontade de comer diversos alimentos que estava se privando durante a dieta, acaba fazendo com que ele coma compulsivamente.


Por este motivo conhecer os sintomas é uma forma de identificar e pedir o auxílio de um profissional para realizar o tratamento para a compulsão alimentar.


Quais os sintomas da compulsão alimentar


Existem diversos sintomas da compulsão alimentar, abaixo serão focados os principais sintomas.


  • Aumento de peso e gordura;

  • Perda do controle sobre a frequência ou quantidade da sua alimentação;

  • Fica dependente da comida, como se a alimentação impedisse um sentimento ruim;

  • Se alimentar mais rápido do que o normal, sem pausas ou tempo para a mastigação correta dos alimentos;

  • A pessoa normalmente prefere se alimenta sozinha ou até mesmo escondida;

  • Mesmo já saciada, a pessoa que possui esse transtorno continua se alimentando;

  • A tristeza aparece logo após o ato de compulsão alimentar, pois ela se sente impotente e incapaz de controlar a compulsão alimentar;

  • A culpa, principalmente quando esta está frente a frente com o espelho.


A compulsão alimentar pode desencadear diversos problemas de saúde como:


  • Diminuição da capacidade respiratória;

  • Cálculo renal;

  • Infertilidade;

  • Insuficiência cardíaca;

  • Problemas cardiovasculares;

  • Transtornos psicológicos (depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo);

  • Distúrbios alimentares (bulimia ou anorexia);

  • E a Obesidade.


A hipnose no tratamento para compulsão alimentar pode auxiliar o cliente no tratamento, trabalhando as mudanças de pensamento e comportamento, entretanto, o comprometimento do cliente é muito importante. Na Mentale Hipnoterapia você encontra o tratamento para a compulsão alimentar, confira em seguida.


Tratamento da compulsão alimentar com a hipnoterapia


Na Mentale Hipnoterapia você encontra o tratamento para a compulsão alimentar com a hipnoterapia. A hipnoterapia (hipnose clínica), trabalha com a aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas. Ela é utilizada como um auxílio no tratamento tanto de transtornos mentais como físicos, além de combater sentimentos indesejáveis e combater hábitos.


A Mentale Hipnoterapia é uma clínica de psicoterapia que está localizada na cidade de São Paulo e tem como ponto de referência o metro do Tatuapé.


A Mentale Hipnoterapia utiliza da hipnose e PNL (Programação Neurolinguística) nos mais diversos tratamentos e com o intuito de auxiliar os clientes a atingir as suas metas e objetivos.


Portanto, a hipnoterapia pode auxiliar no processo do tratamento da compulsão alimentar e ainda eleva a autoestima do cliente. Para o tratamento dos clientes com compulsão alimentar podem ser realizadas em poucas sessões, nestas sessões o cliente não perde a consciência.


Lembrando que é necessário consultar o médico antes de se iniciar o tratamento da compulsão alimentar. Para saber mais acesse https://www.mentalehipnoterapia.com.br/ e conheça os tratamentos que a Mentale Hipnoterapia oferece!

10 visualizações0 comentário