top of page

Como Funciona a Famosa Técnica de Regressão na Hipnoterapia?


Aqui você vai ler:




Espero que você goste desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Homem passando por uma regressão através da Hipnoterapia
Como Funciona a Regressão na Hipnoterapia?

A Técnica de Regressão por Emoção na Hipnoterapia: Descobrindo o Poder da Exploração do Passado para a Transformação Pessoal


Em primeiro lugar é importante salientar que essa regressão na Hipnoterapia é mais conhecida por "regressão por emoção" e não deve ser confundida com a "regressão de vidas passadas" que é uma outra coisa que alguns terapeutas utilizam. A técnica de regressão por emoção é uma abordagem amplamente utilizada na hipnoterapia para explorar eventos do passado que estão associados a emoções intensas e desencadeadores de problemas atuais.


Regressão por Emoção: Definição e Objetivo:

  • A regressão na Hipnoterapia é uma técnica que permite acessar eventos passados que estão relacionados a emoções intensas e que podem estar influenciando os problemas atuais do indivíduo.

  • Ela tem a finalidade de identificar e liberar as emoções reprimidas, ressignificar experiências passadas e promover a "cura" emocional.

Processo da Regressão na Hipnoterapia (regressão por Emoção):


Aqui vamos falar de como funciona exatamente a regressão e quais o objetivos quando se utiliza essa técnica.




1° passo - Indução do Transe Hipnótico:


O Hipnoterapeuta induz o cliente ao "transe hipnótico" para acessar o subconsciente e permitir a regressão a eventos passados.

Existem várias formas de se induzir ao transe, as mais utilizadas na clínica são as técnicas de relaxamento, foco na respiração e sugestões verbais utilizadas durante a indução do transe hipnótico.


Exploração de Memórias e Emoções:


Quando o cliente tem consciência do evento traumático, ou seja, quando ele na avaliação traz a informação de um evento traumático em sua vida, a regressão por emoção pode não fazer muito sentido. Acontece que a maioria esmagadora dos eventos traumáticos, ficam escondidos ou camuflados no inconsciente. Ou seja, ou não nos lembramos de nada ou temos uma memória mascarada pela nossa mente (termo utilizado para facilitar a compreensão) que enfraquesse a verdadeira emoção associada aquela memória.


E como encontramos essas memórias?


As memórias traumáticas são memórias de grande magnitude, por isso sempre vão estar associadas a uma determinada emoção (aqui vale ressaltar a diferença entre emoção e sentimento). Ou seja, a emoção acaba por migrar em outros aspectos da nossa vida de modo a generalizar para outras situações e eventos. Dessa forma bem simples, os sintomas do evento traumático acaba por nos acompanhar para o resto da vida. Assim, sabemos os sintomas, mas não à real causa que pode ficar mascarada.


Sabendo disso, o Terapeuta vai eliciar esses sintomas, até que o conjunto de sintomas físicos e psicológicos ativem a emoção "genuína" do evento. Assim quanto atingido, o cliente é convidado a uma regressão da primeira vez que ele sentiu essa emoção. Ou seja, o o cliente é encorajado a vivenciar novamente as emoções associadas a essas memórias, permitindo a liberação e ressignificação das emoções reprimidas.


Revisão e Transformação:


Visitando essa memória através da regressão, o terapeuta ajuda o cliente a revisitar as memórias alterando a simbologia, perspectiva e principalmente associando novos recursos com insights, aprendizados e mudanças positivas.


A ressignificação é a atribuição de um novo significado para um evento (no caso da regressão na hipnoterapia). A ressignificação das experiências passadas, permite que o cliente se liberte de padrões negativos e crie novos recursos internos.


Benefícios da Regressão por Emoção pode trazer:


Liberação de emoções reprimidas,

Entendimento sobre a causa daqueles sintomas,

Alívio de sintomas emocionais,

Resolução de traumas passados,

Fortalecimento da autoestima,

Transformação pessoal,

Melhorar relacionamentos e

Facilitar o crescimento emocional.



Considerações Importantes e Ética:


Quase nenhum terapeuta fala, mas a regressão não deve ser realizada indiscriminadamente. Da mesma maneira que pode impactar significadamente a vida de uma pessoa, quando mal usada, pode agravar os sintomas. É importante ao utilizar a técnica de regressão na Hipnoterapia por emoção, um ambiente terapêutico seguro, além disso o cliente deve ter ferramentas e recursos para ressignificar os eventos. De nada vale revisitar um evento e o cliente sair com mais medo do que quando chegou, por isso é importante respeitar o ritmo do cliente e a ética profissional.


Outro cuidado que deve ser redobrado é com as memórias sugestionadas. Por isso é importante que o terapeuta interfira o minimo possível quando utiliza essa técnica. Dessa forma é importante contar com um terapeuta qualificado e experiente em hipnoterapia para conduzir a regressão por emoção de forma adequada.


A regressão na Hipnoterapia é para mim?


A técnica de regressão por emoção na hipnoterapia é uma abordagem poderosa que permite acessar eventos passados e liberar emoções reprimidas, promovendo a cura emocional e o crescimento pessoal. Por meio do processo de indução do transe hipnótico, exploração de memórias e ressignificação, a regressão por emoção pode ajudar os indivíduos a superar traumas, liberar padrões negativos e criar uma nova perspectiva sobre o passado.


Se você está em busca de cura emocional e transformação pessoal, considere explorar a técnica de regressão por emoção com um psicoterapeuta qualificado.


Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Quer tirar alguma dúvida comigo? Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo!




Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page