top of page

Quais Médicos Praticam a Hipnose?

qui você vai ler:








Espero que você goste desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Imagem com exemplo de quais Médicos praticam a Hipnose?
Quais Médicos Praticam a Hipnose?

Hipnose: Descubra Quais Médicos Praticam essa Terapia Poderosa


A hipnose é uma terapia poderosa que tem sido amplamente utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo ansiedade, fobias, dores crônicas e vícios. Se você está considerando explorar os benefícios da hipnose, é natural que queira saber quais médicos estão aptos a praticar essa terapia. Neste artigo, vamos explorar a abordagem médica na hipnose e descobrir quais profissionais podem oferecer esse tipo de tratamento.


Quem Pode Usar a Hipnose?


Em primeiro lugar é importante entender que o uso da Hipnose no Brasil é livre, ou seja, não há regulamentação. Então de modo prático qualquer pessoa pode utilizar a hipnose.

Mesmo com a utilização livre, é importante ressaltar que cada conselho é soberano sobre a utilização e aplicação da hipnose.


Quais Conselhos Federais Reconhecem a Hipnose?


A Hipnose é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Todos os profissionais seguem orientações específicas dos Códigos de Ética específicos de sua entidade, sobre a utilização da Hipnose. Seja para fins científicos, de pesquisa, aplicação ou tratamento.


Quais Médicos Praticam a Hipnose?


Como o CFM (Conselho Federal de Medicina) reconhece a utilização da Hipnose, na teoria qualquer especialização médica poderia utilizar, porém na prática a utilização é mais restrita ao médicos que operam como terapeutas. Seguem abaixo as área médicos que mais utilizam a hipnose:


Psiquiatras: Os psiquiatras, que são médicos especializados em saúde mental, no uso da hipnose como parte de seus tratamentos. Eles podem integrar a hipnose com outras abordagens terapêuticas, como psicoterapia e tratamentos medicamentosos.


Médicos de Família: Os médicos de família podem utilizar a hipnose, especialmente no tratamento de questões relacionadas ao estresse, ansiedade e dor crônica, podendo incorporar a hipnose em seus cuidados abrangentes e de longo prazo.


Anestesiologistas: Eles podem utilizar a hipnose como complemento à anestesia, ajudando os pacientes a reduzir a ansiedade pré-operatória, controlar a dor e acelerar a recuperação pós-cirúrgica. Os Anestesiologistas são especialistas no manejo da consciência e do estado mental dos pacientes durante procedimentos médicos.


Certificação e Treinamento em Hipnose


É importante que os médicos que praticam a hipnose, possuam certificação e treinamento adequados em hipnose clínica. Apesar de não existir uma graduação em Hipnose Clínica aqui no Brasil, existe uma infinidade de cursos de formação e até pós graduação do tipo latu senso.


Benefícios da Hipnose Médica


Existem vários benefícios da utilização da hipnose na medicina, incluindo o alívio de sintomas físicos e emocionais, melhoria da qualidade de vida e promoção da recuperação mais rápida. Lembrando que a Hipnose Clínica pode ser usada em complemento com qualquer abordagem médica, otimizando os resultados do tratamento.


É Necessário Utilizar Hipnose na Medicina?


Não. Não é necessário, mas a utilização na medicina pode potencializar e acelerar o tratamento. A hipnose é uma ferramenta poderosa que pode ser praticada por psicólogos, enfermeiros, dentistas e médicos qualificados e especializados. Psiquiatras, médicos de família e anestesiologistas são exemplos de profissionais médicos que podem utilizar a hipnose em suas práticas. Ao buscar tratamento com a hipnose, é importante encontrar um profissional com certificação e treinamento adequados. A hipnose médica oferece benefícios significativos para o alívio de sintomas físicos e emocionais, proporcionando uma abordagem abrangente e eficaz no cuidado da saúde.


Gostou desse artigo. Não deixe de comentar e compartilhar esse post!


Quer tirar alguma dúvida comigo? Clique no botão abaixo e fale comigo agora mesmo!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page